Insulana History

13/04/08

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A EMPRESA INSULANA DE NAVEGAÇÃO

E.I.N. 1871-1974

Dezembro de 1871 marca o ano da fundação da Empresa Insulana de Navegação.        Foi consequência da substituição da Empresa Lusitana (nome com que operava         em Portugal a firma inglesa Bailey & Leetham).

Em Março desse mesmo ano é firmado um contrato com o Estado de modo a garantir uma carreira regular entre a Metrópole e o Arquipélago dos Açores.

O primeiro navio a vapor, é o "Atlântico" de 1.032 t. brutas (ex-Dane, da Union Steam Ship Company) que a E.I.N. adquire em Inglaterra, seguindo-se o "Insulano" de 877 t.

Após renovação dos contratos em Novembro de 1874 e em Junho de 1878, é anexada uma nova cláusula que prevê mediante uma contrapartida financeira (40 contos/anuais), de manter duas carreiras mensais sendo uma delas com escala no Funchal, contrato esse que durou até ao ano de 1914, após sucessivas actualizações.

Para substituir o "Insulano" foi fretado um outro navio o "Neptuno" 1875/77, até ser adquirido o "Luso". Este vapor foi construído expressamente para a frota da Insulana.

Em 1877 recebeu o "Açor", com uma tonelagem bruta de 1.211 t., expressamente construído em Inglaterra; na altura o maior navio da empresa. Outra unidades foram posteriormente adquiridas: o "Funchal" em 1884; o "Vega" em 1879, o "Peninsular" e o "San Miguel" em 1905, e finalmente em 1922 o "Lima".

Entre 1885 e 1910, a E.I.N. dedicou-se à carreira Lisboa-Açores-América do Norte, utilizando para o efeito os navios "Benguela", "Vega" e "Peninsular". Não conseguindo competir com a concorrência e, sem apoios do Estado esta rota acabou por ser suspensa.

Agrava-se com a Iª. Guerra Mundial 1914/18, em que a Empresa passa por um período difícil, entregando os seus navios ao Governo, que mantém as comunicações marítimas até 1919, com a designação de "serviço insulano de navegação" até ao final do conflito.

Apesar das dificuldades financeiras, substitui o navio "Funchal" pelo "Lima", e manda construir o "Carvalho Araújo" em 1930, nos estaleiros de Monfalcone, em Itália.

Seguem-se constantes dificuldades económicas até à IIª. Guerra Mundial e anos posteriores.

Será com o Despacho nº. 100, que a navegação em Portugal vai ser "restruturada" por completo! Assim, regulamenta-se a exploração das principais rotas comerciais, servindo os interesses nacionais do seu comércio e da marinha mercante. Para um regular desempenho da Carreira das Ilhas Adjacentes, prevê-se a construção de:  

- 2 navios mistos de 4.000 t.

- 1 navio de carga de 1.500 t.

- 1 navio de 600 t. (para o serviço inter-ilhas dos Açores)

- 2 navios fruteiros de 800 t.

 

Pela primeira vez a E.I.N. irá construir navios apropriados à sua rota, nomeadamente navios-fruteiros. Com a inclusão do "Gorgulho", "Madalena" e "Terceirense" "Cedros" e "Arnel", será o início de uma nova era para a empresa liderada por Vasco Bensaúde.

Os "anos dourados" da Empresa Insulana de Navegação serão a década de 60'. Com a encomenda em 1959 aos estaleiros Helsingor Skibsvaerft A/S na Dinamarca, de um novo paquete com o nome de "Funchal". Posteriormente, nova encomenda surgirá com a inclusão do "Ponta Delgada", destinado a fazer a cabotagem nos Açores, e por fim, a chegada do "Angra do Heroísmo" (ex-Israel - Zim Israel Navigation Co Ldª.) em 1966, que marcam o apogeu da Empresa.

O desenvolvimento das carreiras aéreas, as transformações politicas e económicas ditarão o final de toda a frota mercantil nacional. Em 1973 a E.I.N. irá juntar-se à Companhia de Navegação dos Carregadores Açorianos e posterior fusão com a Colonial (4/2/1974), passando a designar-se C.T.M. - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos (1974-1985). Restarão apenas 4 paquetes: o "Funchal"; o "Infante Dom Henrique", o "Ponta Delgada" e "Uíge", até ao desmantelamento da empresa e consequente encerramento.

 

 

THE EMPRESA INSULANA DE NAVEGAÇÃO

E.I.N. 1871-1974

 

The Empresa Insulana de Navegação was established in December 1871 to take over the Lisbon – Azores mail service from Empresa Lusitana (the Portuguese flag subsidiary of the British company Bailey & Leetham).

In March 1871 a mail contract was signed with the Portuguese Government for a regular steamship service between Lisbon and the Azores islands.

Their first steamer was the 1.032 gross tons "Atlântico" (ex-Dane, of the Union Steam Ship Company) purchased by E.I.N. in England, and she was followed by the purchase of the 877 gross tons "Insulano".

New mail contracts were signed in November 1874 and July 1878, when  a subsidy of of 40 contos per year covered the operation of two monthly round voyages to the Azores, including one call in Funchal, Madeira. This contract was maintained until 1914, with several updates.

The "Insulano" was lost in 1875 and she was replaced by the chartered "Neptuno" 1875/77, until the newly-built "Luso" could be delivered. This steamer was the first ordered by the Empresa Insulana.

The new 1.211 gross tons "Açor" was also introduced in 1877 when she was delivered in England to become the company’s flagship. Other ships were added to the fleet in the ensuing years: the "Funchal" in 1884; the "Vega" in 1890, the "Peninsular" in 1893, the "San Miguel" in 1905, and the famous "Lima" in 1922.

Between 1885 and 1910, the E.I.N. also operated a passenger and cargo service between Lisbon, the Azores and North América with the steamers "Benguela", "Vega" and "Peninsular".

Between 1914 and 1919 due to the Great World War, the management of the Insulana services was taken over by the Portuguese Government under the name Serviço Insulano de Navegação.

Poor financial results did not deter the Insulana from replacing the original "Funchal" by the much larger "Lima", while the "Carvalho Araújo" was built at the Monfalcone shipyard, in Trieste, Italy and introduced in 1930.

Special voyages to America by the “Carvalho Araújo” and to the Mediterranean by the “Lima” during the forties improved the financial situation of the company. When in August 1945 the “Despacho 100” was issued by the Portuguese Government to reorganize the Portuguese shipping activities and the renew the merchant fleet, 6 new buildings were planned for Insulana:

- 2 passenger-cargo ships of 4,000 grt.

- 1 cargo-passenger ship of 1,500 tdw.

- 1 passenger ship of  600 grt. (for inter-island Azores service)

- 2 cargo-passenger banana carriers of 800 tdw.

 

For the first time in many years the E.I.N. will obtain new tonnage adequate to its requirements, including refrigerated fruit carriers. With the commissioning of "Gorgulho", "Madalena", "Terceirense" "Cedros" and "Arnel", Insulana will be better positioned to serve the Azores and Madeira islands under the management of Mr. Vasco Bensaúde.

However, the golden years of the Empresa Insulana de Navegação were the sixties. In 1959 the new 10,000 grt 500 pax passenger mail liner “Funchal”was ordered to the Danish shipyard Helsingor Skibsvaerft A/S, while the smaller liner "Ponta Delgada" was built in Lisbon for the Azores coastal feeder service. In 1966 a second 10,000 grt passenger liner joined the fleet: the handsome "Angra do Heroísmo" (ex-Israel of Zim Israel Navigation Co Ltd.), and in 1968 the passenger cargo liner “Faial” ex-“Lúrio” was purchased from Companhia Nacional de Navegação.

The development of airliner services to the main islands, and a period of political and economic changes in Portugal led to a reorganization of Portuguese shipping interests. In December 1972 E.I.N. took over the Companhia de Navegação Carregadores Açorianos and on 4ft February 1974 the Insulana and Companhia Colonial de Navegação merged into a new shipping concern, the C.T.M. - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos (1974-1985). Only four passenger ships will be transferred to CTM: "Funchal"; "Infante Dom Henrique", "Ponta Delgada" and "Uíge", but by 1985 when CTM was liquidated, only the former Insulana ships “Funchal” and  “Ponta Delgada”remained in active service.

 

 

NAVIOS DE PASSAGEIROS/PASSENGERS SHIPS*

 

Navio/Vessel

Ano de construção/

Built

TAB

Comprimento x boca (m)

Anos em serviço/Years

#passa-

geiros/

passen.

Observações/Obs.

Atlântico

1866

1 032

67,6 x 8,1

1871-1877

110

Ex-Dane

Insulano

1868

877

69,2 x 8,2

1872-1875

186

Neptuno

1873

874

67,7 x 7,0

1875-1877

Afretado em 1875 e 1877

Luso

1875

999

70,4 x 8,4

1875-1883

134

Açor

1877

1 211

72,6 x 9,2

1877-1905

114

1905: Guiné (ENN)

Benguella

1863

1 308

74,7 x 9,1

1883-1890

Ex-Saxon

Funchal (1)

1884

1 743

85,4 x 10,5

1884-1927

163

Vega

1879

3 064

110,2 x 11,7

1890-1899

580

1899: Benguella (ENN)

Peninsular

1877

2 744

99,1 x 12,2

1893-1910

730

Ex-Murrumbidgee

San Miguel

1905

2 557

91,4 x 12,8

1905-1930

226

1930: Guiné (Colonial)

Lima

1908

3 901

111,6 x 13,8

1922-1969

314

Ex-Westerwald

Carvalho Araújo

1930

4 560

112,8 x 15,3

1930-1973

254

1972: Marcéu

Cedros

1955

1 028

59,7 x 10,0

1955-1973

51

1972: Marso

Arnel

1955

1 025

59,6 x 10,0

1955-1958

51

Naufragou a 19-9-1958

Funchal (II)

1961

9847

152,6 x 19,0

1961-1974

400

1974: CTM; 1985: Great Warwick Co. mc. (Panamá)

Ponta Delgada

1961

1054

67,2 x 10,2

1962-1974

400

1974: CTM; 1985: Comtramar

Angra do Heroismo

1955

10 187

152,8 x 19,9

1966-1974

323

Ex-Israel

Faial

1950

2 639

88,6 x 13,2

1968-1973

65

Ex-Lurio

* In Paquetes Portugueses - L.M.Correia

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